A Random Image

Amizade

O ambiente social é de suma importância ao ser humano. Todas as nossas relações fora do nosso âmbito familiar exigem esforço. Fazer amigos é uma tarefa que nos leva imediatamente a uma postura altruísta, uma vez que precisamos levar em consideração o sentimento e bem-estar do outro. Na escola a importância de se fazer amigos chega a ser tão grande quanto o desenvolvimento individual de cada um.

Saber sobre o outro, sair do egocentrismo para aprender com uma nova pessoa ao nosso lado é uma tarefa bastante desafiadora para uma criança nos seus primeiros anos de vida.
Encontramos dentro de sala de aula situações bastante incentivadoras quando falamos em amigos. Precisamos dividir os brinquedos, respeitar os limites de cada um, ouvir, ajudar, ser ajudado e claro nos divertir!
O amigo é um membro que se estende do nosso corpo, ele nos entende e nós o entendemos.

Quando a criança faz um novo amigo ela verdadeiramente inicia sua vida social e entende que existem mais coisas do que o mundo que ela conhecia; sua família.
É muito importante respeitarmos esse espaço que a criança conquistou, pois ela fez isso sozinha, sendo ela mesma. E o mais legal é que o amigo conquistado é também quem o conquistou.
É uma vitória! Agora é só esperar seu filho chegar em casa e começar a dizer aquela lista de nomes dos amigos com quem ele brincou hoje!

Os conflitos fazem parte dessa estrutura de relacionamento e também têm sua importância no desenvolvimento da criança, no que diz respeito a resolver problemas. Portanto, tudo bem se hoje o amigo não é mais legal, amanhã tudo se resolve e juntos eles vão brincar novamente!
Isso quer dizer que seu filho, tão novinho já iniciou sua vida social! Que bom!
Amigos são os irmãos que temos o privilégio de escolher no decorrer da nossa vida!

Um abraço

Teacher Renata