A Random Image

Bem vinda Primavera!

A celebração da primavera é um assunto recorrente em muitos grupos sociais e comunidades. Marca o início de tempos melhores em que o inverno já não mais impõe seu frio e dificuldades.

Com o calor do sol, a semente germina, brotando em flor. É a chegada da primavera, que simboliza a vitória da luz sobre a escuridão.

Nessa semana comemoraremos aqui na My School a Semana da Primavera. Para quem acompanha de perto as festas anuais nas escolas Waldorf, verá que a data é amplamente comemorada, assim como o Natal, a Páscoa e São João. O caráter da festa foca na natureza e nas mudanças que as crianças observam nos jardins da escola.

Comemora-se o tempo de Micael ou Arcanjo Miguel que, com sua espada, enfrenta e vence o dragão e assim resguarda o destino da alma humana, pela qual é responsável. Então a mensagem que procuramos trazer para as crianças é que o momento é de superar as dificuldades, buscar serenidade e confiar no futuro.

Não e necessário falar diretamente sobre isso pois e através da vivência da festa da primavera as crianças entendem o significado da comemoração.

No dia 23 de setembro teremos a Festa da Primavera, quando as crianças plantam mudas de flores em todos os jardins da escola, cantam canções sobre a natureza e sobre a chegada da primavera. Neste alegre cenário, confeccionam lindas coroas de flores, trazendo assim a lembrança de que é preciso levar nova vida aos pensamentos.

O dia fica livre para essas atividades e outras voltadas à natureza, também os “fairy tales” deste dia são histórias sobre heróis que corajosamente conseguem enfrentar e vencer terríveis dragões; O período em torno da data é muito marcante para as crianças, que se identificam com os heróis valentes e, de certa forma, anseiam por lutar contra o mal