A Random Image

Ciúmes do Irmão mais novo entre crianças de 2-3 anos

A notícia da chegada de mais um membro na família pode causar um “susto” na criança mais velha, principalmente se esta tiver entre 2 e 3 anos de idade, pois se encontram na transição entre ser um pouco independente (podem comer sozinhos, alguns já não usam fraldas etc) porém ainda precisam da ajuda de um adulto frequentemente.

A chegada do irmãozinho/irmãzinha pode causar diversos tipos de reação nesta faixa etária. Desde manha e birra, pois perdeu o posto de “centro das atenções” da casa e da família, até agressividade com os pais e irmão, e regressão de comportamento como voltar a fazer xixi na roupa, voltar a pedir chupeta e acordar no meio da noite.

O que muitos pais não sabem é que estes sentimentos entram em conflito com outros da criança, que não são claros e também são novos, como: curiosidade, por exemplo, de saber quem é aquele “serzinho” e se eles podem brincar juntos; do mesmo jeito que cria um sentimento de proteção, mas não sabe como agir perto dele.

O ciúme é uma reação natural a toda essa mudança. É importante que os pais tenham paciência e amor para lidar com isso, além de tentar contornar episódios de ciúmes com muito diálogo e compreensão.

Uma boa maneira de ajudá-los a lidar com toda essa mudança e novos sentimentos é sempre que possível pedir ajuda do(a) irmão/irmã mais velho(a) no trato com o bebê. Situações como jogar a fralda suja no lixo; pegar uma fralda limpa e lencinhos para a troca; ajudar a escolher a roupa que o bebê irá usar; “segurar” a mamadeira enquanto o pequeno mama; etc.

Outro aspecto importante é proporcionar pequenos momentos de tempo da mamãe e do papai exclusivamente dedicado ao filho(a) mais velho(a). Como um passeio até a padaria para comprar leite; a ida à aula de natação; uma volta no quarteirão com o cachorro de estimação; brincar com a criança enquanto o mais novo dorme; etc.

Enfim, pequenos gestos e momentos que demonstrem à criança a importância de ser um irmão/irmã mais velho(a) e que, independente do bebê novo que acaba de chegar, ela sempre terá um espaço especial na família e no coração dos pais.

Teacher Marina Franceschini Antiquera, Equipe My School