A Random Image

Contornando disputas de poder

A origem deste problema se dá na má compreensão entre “autoridade” e “autoritarismo”. Ambas estão relacionadas ao poder, porém autoridade indica o poder de impor limites necessários para a convivência em sociedade através do respeito e compreensão; e autoritarismo está relacionado ao abuso deste poder sem o consentimento do próximo, por esse motivo, o ‘autoritarismo’ é relacionado à ditadura e regimes totalitários.

Naturalmente os pais são a autoridade da família, eles são os heróis de seus filhos e são venerados por eles. O respeito conquistado será a ferramenta para aproximar pais e filhos. Dessa forma, ao impor uma ordem ao seu filho seja claro e sincero, explique de uma forma que ele compreenda o real motivo da ordem, utilize uma linguagem que envolva seu universo infantil, para que assim ele entenda a situação.

Com está experiência a criança entenderá que são os pais quem dão as ordens, pois têm mais experiência que os filhos, porém estão dispostos a dividir estes conhecimentos com eles. Os limites impostos ás crianças são necessários para seu desenvolvimento, mas a “imposição pela imposição” não faz sentido para as crianças, atingir o seu universo de compreensão é o melhor caminho para que os limites sejam compreendidos e exercidos.

MAIS EM:
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/433/artigo105014-1.htm
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16378-15565,00-FALTA+LIMITES+DE+QUEM+CRIANCAS+OU+ADULTOS.html
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI244363-15546,00.html