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Educação Infantil

As aulas são elaboradas para o desenvolvimento pleno das potencialidades dos alunos e acontecem num processo de imersão na língua inglesa. O currículo é planejado de acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do MEC.

A conduta da equipe é norteada por conceitos de bilinguismo, imersão no segundo idioma, educação sócio-construtivista e pedagogia Waldorf bem fundamentados que garantem a alta qualidade da educação oferecida.

As atividades desenvolvem habilidades artísticas (dança, teatro, música e artes visuais), psicomotoras, senso estético, consciência ecológica, conhecimento do Brasil (brincadeiras, tradições, cultura e folclore) e do mundo, universo imaginário, bons hábitos de saúde, higiene e alimentação; e também promovem a socialização, criação da identidade e capacidade comunicativa.

Dia-a-dia

  • A My School funciona das 7h00 às 19h00 e trabalha com horários flexíveis dentro deste período de funcionamento.
  • Horários pedagógicos: manhã 8h00 às 12h00; tarde 13h00 às 17h00;
  • Letramento (último ano do infantil) 8h00 às 14h00 ou 11h00 às 17h00.
  • Permanência máxima na escola 7h00 às 19h00.
  • Nas modalidades de horário estendido a criança permanece as horas adicionais na turma de recreação, também em imersão no inglês.
  • A rotina de cada criança é atendida de acordo com seu ritmo. Uma rotina bem definida garante à criança a estabilidade e segurança que ela precisa para explorar e testar limites e habilitades.

Proposta

Na My School as crianças são estimuladas a aprender através de vivências e brincadeiras. Acolhidas pelas educadoras, interagem com com a natureza e criam laços sociais em espaços planejados para sua autonomia e segurança.
Uma extensão do ambiente familiar que busca garantir todo estímulo necessário para o desenvolvimento linguístico, emocional, afetivo, físico, motor, artístico, social e cognitivo de cada criança.

Bilinguismo

A vantagem do bilinguismo na Educação Infantil é que o aprendizado da segunda língua acontece de forma natural, como o aprendizado do português. O ambiente multicultural expõe as crianças não só à segunda língua, mas também ao diferentes aspectos culturais dos países onde o Inglês é língua nativa.
As crianças entram em contato com cantigas, brincadeiras, brinquedos tradicionais, comemorações, datas importantes e rotinas escolares de outros países, ampliando ainda mais os seus horizontes.

Metodologia

  • Imersão; as educadoras só utilizam a língua inglesa. O português é trabalhado nas aulas de Brasilidades, ministradas por outra professora.
  • Relações entre crianças pautadas pelo respeito mútuo, afeto e pelo acolhimento.
  • A aprendizagem acontece em decorrência de ricas vivências e da experiência significativa.
  • Propostas lúdicas, partindo do interesse do grupo e trabalhando o conhecimento prévio de cada aluno.
  • A rotina estabelece um ritmo que alterna atividades de expansão e concentração.
  • As necessidades de cada criança são acolhidas, respeitadas e inseridas no grupo.
  • Os materiais e propostas apresentados estimulam a criatividade e sensibilidade da criança.
  • O jogo simbólico é uma importante ferramenta de aprendizagem e de autoconhecimento.
  • A criança é acompanhada em seu desenvolvimento levando em conta todos os aspectos.
  • Os limites são impostos de forma clara, porém serena.

Currículo

  • Desenvolvimento cognitivo (raciocínio lógico matemático, conhecimento da natureza).
  • Habilidades artísticas e senso estético nas 4 áreas (dança, teatro, músia e artes visuais).
  • Habilidades e capacidades psicomotoras.
  • Consciência ecológica.
  • Conhecimento do Brasil e do Mundo (brincadeiras, tradições, cultura e folclore).
  • Exploração do universo imaginário e da fantasia.
  • Bons hábitos de saúde, higiene e alimentação.
  • Promoção da socialização.
  • Desenvolvimento da capacidade comunicativa no inglês e no português.
  • Construção da identidade, autonomia e valores estéticos e morais.

Extra-Curriculares

As atividades acontecem semanalmente, têm duração de 30 minutos e o custo não está incluído na anuidade. As atividades são oferecidas na própria escola por profissionais especializados. Oferecemos atividades complementares à grade como modalidades esportivas, artes marciais e atividades artísticas.

Adaptação

Durante uma semana a criança vem à escola acompanhada de um adulto de sua confiança (responsáveis, avós, tios, etc). No primeiro dia a criança permanece na escola por 2 horas, aumentando a carga horária a cada dia.
Esse processo ocorre de forma gradativa, devendo atingir a carga horária total ao fim da primeira semana, sempre respeitando os ritmos, necessidades e peculiaridades de cada criança.

Espaço

  • Ateliês de artes visuais, dança, música, movimento e dramatização.
  • Sala de leitura com títulos em inglês e português.
  • Fraldário e banheiros adaptados à faixa etária.
  • Sala do sono.
  • Playgrounds; Gramado, coberto tanque de areia.
  • Salas de aula aconchegantes equipadas com brinquedos que estimulam a criatividade.
  • Estimula a interação social, autonomia, criatividade e a produção de conhecimento a partir da experiência.

Alimentação

Toda a alimentação é fornecida pela escola. O cardápio é balanceado e elaborado de acordo com os princípios da medicina antroposófica.
Natural, sem frituras, orgânica e equilibrada, tudo é feito na própria escola.
O cardápio anual do lanche, almoço e jantar é enviado para os responsáveis via agenda e o controle da alimentação é feito diariamente no cardápio.

Higiene e saúde

  • As crianças só vão ao banheiro acompanhadas de uma educadora e são sempre orientadas sobre bons hábitos de higiene.
  • As crianças escovam os dentes após as refeições (escovas e pasta são fornecidas pela escola).
  • As crianças que ainda usam fraldas são trocadas a cada 2 horas, ou quando necessário, seguindo os critérios de higiene recomendados pela família (O kit de higiene pessoal deve ser providenciado pela família e reposto sempre que solicitado)
  • Caso a criança apresente sintomas de uma doença infecto contagiosa ela não deve frequentar a escola. A frequência somente será liberada perante atestado médico.

Turmas

As turmas na Educação Infantil têm até 12 alunos o que garante um bom desenvolvimento e atenção individual às necessidades de cada um. As crianças convivem no mesmo grupo com colegas de diversas idades, essa vivência ajuda-os a construir ferramentas para lidar com as diferenças, além de estimular a formação de valores.
O respeito à diversidade é parte integrante da nossa proposta. Desta forma um grupo heterogêneo tende a possibilitar às crianças vivências nas quais elas construirão ferramentas para lidar com as diferenças de forma saudável e equilibrada.

toddlers (1 ano até 3 anos): Nessa fase, importantes conquistas ocorrem na vida da criança, o desenvolvimento da linguagem, autonomia na locomoção e nas tarefas de cuidados pessoais (higiene e alimentação). Planejamos para esse grupo atividades que enfatizam o desenvolvimento de habilidades afetivas, comunicativas, motoras, sociais, além da aquisição de autonomia. Imersão no inglês

Kids (3 anos até 5 anos): Nessa faixa etária as crianças são movidas por um impulso investigativo, através do qual descobrem muitas coisas sobre a vida em sociedade, sobre a natureza e sobre si mesmas. Aprendem a argumentar e se socializar. Por meio de projetos a criança exercita sua curiosidade, aprende a pesquisar e amplia sua compreensão do mundo. Imersão no inglês

letramento (5 anos – pré alfabetização): As crianças de cinco anos integrantes do grupo KIDS terão uma extensão no período de permanência na escola. Essa extensão é chamada de Letramento.
Nesta turma temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas da língua portuguesa, enfatizamos a coordenação motora fina, e iniciamos o processo de LETRAMENTO da criança; primamos também pelo desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Incentivamos através de atividades a responsabilidade nos estudos para preparar o aluno para os desafios encontrados no Ensino Fundamental. O período do letramento acontece em português.

Acompanhamento

O acompanhamento do desenvolvimento do aluno é feito por uma equipe multidisciplinar composta por educadoras, coordenador pedagógico, diretor pedagógico, psicólogo escolar, fonoaudiólogo e nutricionista.
A avaliação pedagógica é feita através de pautas de avaliação e os resultados são informados através de relatórios coletivos e individuais.
O fonoaudiólogo realiza avaliação periódica das crianças em sala de aula e orienta as famílias e educadoras.
O psicólogo participa do treinamento da equipe além de atuar em questões em que a família ou a equipe pedagógica encontrem dificuldade de lidar.
O nutricionista realiza o acompanhamento periódico do desenvolvimento antropométrico de cada criança além do acompanhamento e treinamento da equipe.