A Random Image

Palestra EDUCAÇÃO POSTURAL NA ESCOLA – André Trindade

A palestra de André Trindade tratou dos temas de problemas Posturais, de Concentração e de agressividade em escolas. Discutimos soluções para essas questões começando com o conceito de que CORRIGIR NÃO É EDUCAR, esse pode ser o início da educação e tem sua importância, mas, devemos focar no EDUCAR a criança.

Muitos desses problemas surgem por causa da ansiedade que as crianças têm e é natural delas, portanto podemos começar com um toque, um aperto de mãos ou fazer contato olho no olho, passando para a criança que você está prestando atenção nela.

Problemas posturais são muito frequentes em crianças, pois, são muito agitados e sentem a necessidade de fazer tudo na hora sem prestar atenção de como estão fazendo. Aprendemos que devemos sempre deixar a coluna ereta deixando os joelhos flexionados, ao sentarmos na cadeira os pés devem alcançar o chão.

Problemas de concentração também ocorrem com grande frequência, pois, tudo é novo e tudo é interessante ao mesmo tempo. Podemos voltar à atenção das crianças tendo um objeto intermediário colocado no meio da sala de aula. O objeto intermediário é muito importante, ele organiza a motricidade, ajuda a coordenação. As suas mãos têm que ficar sempre a frente do olhar assim, conseguimos atrair esses olhinhos curiosos para o assunto que estamos tratando.

Um tema muito delicado, mas que está muito em voga é como lidar com problemas de agressividade, pois o mundo está muito agressivo e as crianças captam tudo. As crianças primeiramente sentem depois refletem e agem. Precisamos cuidar do que elas têm acesso e que energia as cercam. Tratar a criança com carinho e criar um ambiente harmônico é fundamental para a solução deste problema.

Corrigir uma criança não é bater ou ser rude, é dar atenção é conversar, é dar o exemplo. Estamos vivendo uma época de falta de repertório de contato, precisamos ensinar a se abraçar, a se tocar de forma respeitosa. A construção de um meio melhor se faz com pessoas melhores.

Teacher Renata Gomiero – Equipe Pedagógica My School