A Random Image

Tendências da Educação Infantil

As condições de vida nas metrópoles fazem surgir novas demandas na área da educação. A vida em apartamentos, restringe a socialização e a interação das crianças com a natureza, fazendo com que passem muito tempo em frente à TV.
As longas jornadas de trabalho e grande oferta de alimentos industrializados, dificultam que as refeições sejam momentos de interação social e atrapalham o consumo de alimentos saudáveis.

A necessidade de dominar 2 ou mais idiomas, e as dificuldades enfrentadas na aquisição de outro idioma, criam preocupação em torno deste aprendizado.Essas condições desenham um serviço escolar para crianças de 1 a 5 anos muito peculiar. A principal tendência é a oferta do ensino de línguas precoce, sendo que os melhores resultados são obtidos através do ensino bilíngue com imersão. Assim a criança aprende a 2ª língua de forma lúdica, efetiva e prazerosa.

Outra tendência é que a infraestrutura da escola seja mais completa. Com horário flexível e mais extenso; atividades diferenciadas oferecidas no período complementar; alimentação saudável preparada pela escola; e especialistas como fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos disponíveis na equipe.

O espaço físico deve proporcionar contato com a natureza e estímulo à socialização. A proposta deve prever estímulos diversificados para o desenvolvimento global do aluno, além de oferecer ensino de línguas precoce. E a equipe deve acompanhar e estimular o aluno valorizando a infância como tempo de brincar.

Equipe My School, Diretora Pedagógica Marina Freitas – Pedagoga formada pela USP, licenciada em Dança pela FPA, especialização “Estudos contemporâneos em arte” pela UFBA,extensão universitária “Bilinguismo: revisão de teorias e análise de dados” pela PUC.