A Random Image

Você é o que você come

Muitos especialistas dizem que o que a criança come nos seus primeiros anos de vida é muito importante e irá definir como ela se alimentará na sua adolescência e vida adulta.
Por isso, não só O QUE a criança deve comer, mas COMO ajudá-la a comer de maneira saudável são grandes preocupações de pais, professores e nutricionistas.
É normal ver crianças que recusam verduras e legumes, aceitando apenas o básico: arroz, feijão (carioca, de preferência) e carne. Ah, também não podemos esquecer as massas, geralmente opção preferida dos pequenos. Porém, não tão saudável como uma boa salada com diversas hortaliças.
Assim, trazemos algumas dicas de como tornar determinados alimentos mais atrativos para as crianças.

CAPRICHE NA APRESENTAÇÃO DO PRATO

Segundo Andrea França, o modo como a comida é apresentada é muito importante, por isso um prato colorido, decorado, usando o próprio alimento para criar uma carinha, por exemplo, faz toda a diferença. André Boccato complementa dizendo que quando criamos figuras divertidas com comida, a criança presta atenção no desenho, mesmo que não saiba o que é que está sendo servido.

EVITE BEBIDAS DURANTE A REFEIÇÃO

Os líquidos ajudam a saciar a fome, por isso prefira oferecer água ou suco depois das refeições.

OFEREÇA PRIMEIRO O QUE ELE MENOS GOSTA

A maioria das famílias costuma fazer o contrário, mas o melhor para a criança que não come verduras é tê-las à vista antes dos outros pratos da refeição. “Assim, ela estará com fome e pode consumir esta preparação mais facilmente”, afirma Elaine de Pádua.

COZINHE COM SEU FILHO

Estimular a criança a colocar a mão na massa pode fazê-la se alimentar melhor, já que cozinhar pode propiciar curiosidade em relação aos alimentos, ajudando a criar gosto por aquela verdura que ela nunca quis experimentar.
Além disso, acompanhar o processo completo, desde plantar, colher, e preparar o alimento, estimula a criança a realmente experimentar aqueles alimentos usualmente rejeitados.

FIQUE TRANQUILO COM A SUJEIRA

É importante incentivar a criança a descobrir sabores, texturas, cheiros por conta própria. Para isso, o uso das mãos é essencial no início das descobertas, o que certamente faz sujeira. Entender que isso é parte importante no processo e não encanar com a bagunça ajuda e muito os pequenos!

Compilado por Teacher Camila Paixão, Equipe My School

Fonte:
http://delas.ig.com.br/filhos/11-truques-para-seu-filho-comer-melhor/n1597165309883.html