A Random Image

Toda hora é hora de brincar!

Todas as crianças amam brincar! Mais do que pura diversão, a brincadeira faz parte do desenvolvimento das crianças e hoje em dia, está presente na rotina dos pequenos, mas nem sempre foi assim. Antigamente o brincar era desvalorizado e as crianças podiam ter algumas perdas no seu desenvolvimento, principalmente emocional.

A brincadeira estimula a criança em várias áreas do seu desenvolvimento, como por exemplo: a linguagem, a concentração, a socialização e a motricidade, além de desenvolver capacidades específicas, como a criatividade, atenção, memória e autonomia.

As crianças conseguem propor suas próprias brincadeiras desde muito novas, inicialmente brincam sozinhas, explorando os objetos ao seu redor e por volta dos 3 anos preferem companhia na hora da brincadeira.

É pela brincadeira que a criança aprenderá aquilo que ninguém mais poderá lhe ensinar, mas é dever do adulto estimular esta atividade, pois uma criança sem estímulos não se desenvolve. A escolha dos brinquedos é muito importante, principalmente em ambiente escolar. Se os brinquedos forem pobres em detalhes as crianças poderão utilizar sua imaginação para completá-lo da forma que preferirem.

É também durante a brincadeira que a criança pode expressar seus sentimentos mesmo quando ainda não o faz verbalmente, privá-la deste recurso pode levá-la a reprimir seus conflitos, por isso é importante disponibilizar um momento para que as crianças brinquem livremente, sem interferência de adultos.

Dentro da escola as atividades são planejadas para abranger diversas áreas do desenvolvimento durante uma brincadeira e assim o conhecimento é adquirido de forma natural e divertida!

Teacher Alessandra Scuro, Equipe My School