Quando ouvimos a palavra DESNUTRIÇÃO, nos sentimos aflitos, pois, através dos jornais e das notícias na tv vemos o quão mortal essa palavra é, quando age com toda sua força e significado. Algo que atinge muitos países, principalmente os da África, e até mesmo em alguns estados brasileiros.
A desnutrição geralmente ocorre quando há uma carência ou deficiência de nutrientes essenciais ao organismo, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo. Quando a alimentação é deficiente, o corpo humano sofre adaptações para continuar funcionando e muitas vezes estas adaptações provocam alterações como diminuição do peso e estatura, fraqueza, dificuldade de raciocínio e/ou mutilação nos movimentos motores.
Desnutrido então é aquele que sofre ausência de algo, pode-se considerar desnutrido quem não tem água, por exemplo, algo tão importante e vital para nós. Desnutrição não é só passar fome, em geral, é não ter algum nutriente indispensável para uma boa saúde e desenvolvimento, o que pode ser falta de Vitamina C, Ferro, Vitamina B12, Vitamina K, entre outros.
Algo que parece tão óbvio, muitas vezes passa despercebido no nosso dia-a-dia tão corrido e agitado.
”meu filho não come nenhum tipo de salada ou fruta, mas tudo bem, ele come bastante carne, empanados, macarrão, arroz branco, pão … mas tudo bem, pelo menos ele come né”
Será mesmo que está tudo bem para uma criança ter um cardápio tão limitado?
Vejamos, segundo palavras de nutricionistas e pediatras:
”A má alimentação é a causa do fracasso escolar, porque a desnutrição afeta o cérebro”.
”As consequências da desnutrição, como é de se esperar, são desastrosas para o futuro escolar, já que este tem sua capacidade mental lesada”.
”Uma criança desnutrida já nasce com sequelas, com pouco potencial, não recuperando as condições necessárias a um melhor desenvolvimento da aprendizagem”. (Psicologia e Educação, Irene Carmen Piconi Prestes, Catarina de Souza Moro Ed. IESDE 2010)
Vários estudos foram feitos para mostrar a relação entre desnutrição e desenvolvimento motor e foi verificado que existe uma correlação significativa que pode afetar o crescimento do indivíduo. Os movimentos musculares ao longo da vida devem ser estimulados para seu bom funcionamento e o crescimento infantil. “A nutrição tem sido aceita como um pré-requisito para o crescimento e desenvolvimento adequado, a desnutrição gera atraso do desenvolvimento psicomotor e intelectual” (Mansur SS, Neto FR. Desenvolvimento europsicomotor de lactentes desnutridos/).
Assim nesse sentido prejudica e retarda o que se diz “padrão” de atividades motoras principalmente se a mãe não tem uma boa alimentação e consequentemente seus filhos, se não forem bem alimentados, serão também desnutridos. (Barros, Manhaes-De-Castro et al., 2006).
Sei que é um trabalho árduo, mas que vale a pena tentar, se informar, buscar, aprender, e que vai ser recompensado, pois nada é mais doloroso para uma mãe ou para um pai do que ver seu filho sofrer.
É um esforço diário, incessante, mas você e seu filho se beneficiarão com isso.
Vale também, se sentir necessidade, buscar ajuda de um nutricionista ou psicólogo, eles irão te ajudar nessa batalha, e que vença a saúde!
Confira também os links abaixo:
Os 6 erros mais comuns na hora de alimentar seu filho
Como ajudar seu filho a comer bem
Quando a comida vira um drama familiar
Os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde